segunda-feira, 30 de junho de 2008

Seminário - Apresentação do Livro

Segunda: seminário interdisciplinar integra docentes e acadêmicos de Letras

Encontro está marcado para as 19h.

O curso de Letras do UniRitter promove, na próxima segunda-feira (30/06), às 19h, um Seminário Interdisciplinar para seus docentes e acadêmicos. No evento, que costuma ocorrer a cada semestre do ano letivo, serão apresentados trabalhos resultantes dos eixos temáticos de cada turma do curso.

O I Semestre levará uma amostra dos livros produzidos no período, na disciplina de Língua Portuguesa; do II ao V semestres, os acadêmicos mostrarão resenhas e monografias produzidos na disciplina de Seminário; o VI semestre, como trabalho interdisciplinar, elaborou projetos de ensino; e os dois últimos semestres, a interdisciplinaridade se expressa na elaboração e aplicação de projetos de Prática de Ensino e Estágio supervisionado.

O seminário visa integrar alunos e professores dos diferentes semestres, dando uma demonstração do trabalho realizado ao longo do curso.


(Retirado do Site do UniRitter)

Minha turma vai mostrar os livros que fizemos. Cada aluno produziu seu livro.

sábado, 28 de junho de 2008

Metamorfose


Finalmente meu livro ficou pronto! Nasceu meu filho!!! Foram 6 meses, mais ou menos, de busca de idéias, dúvidas (muitas!) e dedicação. Tive bastante ajuda ao longo dessa jornada, que valeu a pena! Adorei o resultado, apesar de achar que poderia ter ficado melhor. O primeiro leitor foi o Cassio. Meu pai também leu! Eles gostaram e, para mim, isso já conta muito!!! Essa é a capa do livro!
g
E o Grenal amanhã? Vai dar Inter!!!!!


Um hiper beijo!

Bom Domingo,

Deya Flores.



quinta-feira, 12 de junho de 2008

Édipo Rei


Fui assistir à peça Édipo Rei de Luciano Alabarse, que está em cartaz no teatro São Pedro, e sai muito admirada e satisfeita. Foi um espetáculo perfeito, com jogo de cores, aromas, encenações mágicas e figurino magnífico.
No início da peça surgiu Édipo e Antígona causando um misto de surpresa e emoção na platéia. O coro com interpretações sincronizadas dos atores foi uma das maiores surpresas da noite. O diretor fez uma adaptação da trilogia tebana, juntando partes de Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colono, facilitando o entendimento da história para, até mesmo, o espectador que nunca ouvira falar em Édipo antes.
As imagens no telão, a escolha do repertório musical, o vestuário bem elaborado e a entonação forte da voz dos atores enriqueceram ainda mais a peça. Estou pensando seriamente em voltar para assisti-la outra vez. Após a apresentação houve um debate entre o diretor, a platéia e convidados. Debates que serão oferecidos todos os Domingos gratuitamente ao término do espetáculo. Os convidados são especialistas de uma área profissional que fazem uma releitura da peça e discutem com o público. No dia que assisti a apresentação foram três especialistas da área do Direito e no próximo final de semana serão mais três, só que do ramo da Psicologia.
Todos os atores, o diretor, os responsáveis pela realização da peça e até mesmo o teatro São Pedro estão de parabéns por levarem ao público uma história tão fascinante quanto a de Édipo Rei. Um personagem que é ao mesmo tempo vilão e herói, que causa repúdio e comoção, provoca fascínio e revolta. Não tem como odiar Édipo. Todas as suas peripécias são frutos de suas inconscientes desmedidas, causando-nos uma catarse emocionante que nos proporciona alívio por não sermos nós, os personagens de sucessivos livres-arbítrios mal escolhidos.
Édipo também pode ser um retrato do anti-herói contemporâneo: herói que causa estragos que acabam, por fim, caindo no esquecimento. Não é à toa que nossa vida assemelha-se a uma tragédia grega.
j
Andreia Flores

domingo, 8 de junho de 2008

Titios com seu sobrinho



Deya, Cassio e Lucas!

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos."

Elleanor Roosevelt

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Na faculdade... muito frio!!!


Poesia

Belos poemas podem trazer alegrias e marcar bons momentos da vida. Ler lindas palavras escritas com cuidado e primor faz bem e incentivam o apuro ao delicado, ao singelo.
Algumas poesias retratam o amor na sua forma mais sublime, outras, o cotidiano de uma forma mais leve e menos habitual. Essa mistura de rimas, estrofes e sentimentos fazem-nos vermos as coisas de uma forma caprichada e lúdica.
Se nem tudo na vida são flores, através da expressão de nossos sentimentos, podemos até criar um florido jardim. A poesia traz emoções que mal imaginávamos sentir com um simples tema. Ela faz reconhecermos candura em dóceis reflexões.
A vida mostra-se encantadora quando vista na percepção de poemas. Sempre é bom darmos uma parcela de magia ao cotidiano. Aprendemos muito com a leitura de poesias. Passamos a ver ternura onde, talvez, só haja obrigações e regras. Você já leu um poema hoje?

Andreia Flores

Sextaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Bom final de semana!

Deya

Narradores de Javé


Filme Narradores de Javé na aula de Teoria da Literatura.

Em busca de respostas

Ter planos, realizar sonhos e conquistar metas são objetivos que criamos visando a um maior aproveitamento de nossas potencialidades. Uma das maiores preocupações do homem, senão a maior, é uma boa colocação profissional que lhe proporcione crescimento e rendimentos adequados. Para a concretização de um objetivo, ter metas claras é essencial.
Podemos comparar as alternativas para a conquista de um sonho com degraus de uma longa escada. Alguns até sobem de dois em dois ou três em três degraus, mas o plano definido com perseverança (e por que não ousadia?) é a subida de um degrau por vez. O empenho e a dedicação, nesse caso, podem tranqüilamente atropelar a ansiedade sem parecer que estão puxando o tapete de nossas futuras conquistas.
Todos temos algo a realizar e nossa vida será sempre uma eterna busca de melhores resultados, não importa o patamar em que nos encontramos. Ao atingirmos, por exemplo, a meta número 22, já teremos em mente a meta número 23. É natural alguns pequenos equívocos e algumas precipitações. Creio que para afirmarmos que não gostamos de um determinado prato de alguma culinária, devemos, no mínimo, tê-lo experimentado anteriormente. O mesmo ocorre nas dúvidas que temos sobre qual caminho seguir.
Ao relatar essas observações, formulei para mim uma alternativa bem definida e que usarei em todas as minhas decisões futuras: a experimentação antes da rejeição. Não importa de qual maneira a usarei, o certo é que testarei todas as possibilidades para, após, decidir o melhor. Imaginem o que seria da humanidade se, por medo do aparentemente difícil, todos os grandes inventores da história tivessem parado no meio do caminho? Certamente, hoje não teríamos invenções como: a roda, o telefone, a Internet e outras tantas de extrema importância.


Andreia Flores