domingo, 13 de abril de 2008

O que eu mudaria na minha cidade


Porto Alegre é uma cidade belíssima. Mas tudo tem um outro lado e esse lado a que me refiro se contrapõe a qualquer beleza. Logicamente os pontos positivos prevalecem, mas há um que é extremamente negativo e que está crescendo a cada dia, a cada hora, a cada minuto: a violência.
A violência cada vez mais crescente é preocupante. A falta de segurança contribui muito para esse problema. Um problema que nos aprisiona, nos enfraquece, tornando-nos totalmente impotentes. Por mais que alguns estejam imunes às estatísticas, os noticiários trazem para dentro de todos os lares as notícias do alastramento da violência e da constante falta de segurança. Dessa forma, não tem como não ser atingido, seja direta ou indiretamente.
A solução seria o aumento do policiamento nos bairros? Infelizmente não saberia a resposta para essa pergunta. Mas, com certeza, ajudaria bastante. A questão da violência está em raízes anteriores, talvez no desemprego, nas desigualdades sociais, nos aumentos abusivos de preços, tudo isso contribui significativamente. Contribui, mas não justifica um ser humano ceifar vidas em troca de bens materiais.
Às vezes acho que a solução seria trancar-me em casa, com grades por todos os lados e muros de dois metros de altura. Mas não é uma boa solução. Sei que se eu fizesse isso, deixaria de viver e me tornaria uma prisioneira, o que não seria justo, já que os que deveriam estar presos, estão soltos.
g
Andreia Flores

0 comentários: