domingo, 14 de setembro de 2008

Lembranças da escola

Lembranças da época de criança todos nós temos. E as que marcam mais a nossa vida, realmente, são as escolares. Quem não recorda de um professor inesquecível, de um coleguinha inseparável, de uma aula de muitas descobertas?
Ao me perguntar qual a minha lembrança mais remota, lembro de imediato de minha primeira escola e das minhas séries iniciais. Teve uma aula, quando eu estava na segunda série, em que a professora pediu para a turma fazer um trabalho de ciências. Consistia em plantar grãos de feijão em um vaso e esperar sua germinação. Lembro com exatidão da minha alegria e empolgação com a atividade. Cuidava do meu pezinho de feijão como se ele fosse um filhote frágil e indefeso. E esse, pra mim, foi um grande aprendizado também sobre ter deveres e responsabilidades. E isso, nem preciso dizer, levei pela vida afora.
Outra lembrança que tenho é de uma professora bem querida que, ao ver a turma em bagunça e conversas paralelas, sempre dizia:
- Não quero ouvir mais nenhum piu!
Sempre havia um aluno que largava um irônico piu, depois da ordem. A professora paciente soltava uma risada. Talvez isso fosse um incentivo para os pius continuarem, pois até eu, em determinado momento, soltei um extremoso piu.
A escola para as crianças é como uma segunda casa. E como nesta idade os pequeninos são como esponjas, absorvem todas as informações que serão de extrema importância para a formação de seu caráter, posso dizer que muito aprendi nessa época. Época mágica e inesquecível!

h
Andreia Flores

0 comentários: