sábado, 27 de setembro de 2008

Um livro inesquecível

Todo o apaixonado por leitura tem um livro inesquecível. Quando não tem um, tem dois, três, quatro... Comigo não é diferente. Tenho vários livros inesquecíveis que me passaram muito mais que simples entretenimento. Foram livros que me ensinaram muitas coisas boas que levarei sempre comigo.
A casa – André Vianco, A asa esquerda do anjo – Lya Luft, Aos meus amigos – Maria Adelaide Amaral, Pollyanna – Eleonor H. Potter, A moreninha – Joaquim Manuel de Macedo, Esconderijos do tempo – Mario Quintana e...chega! São tantos livros que li e pelos quais me apaixonei! Acredito que todos os livros que caem em nossas mãos nos passam algo positivo e reflexivo. As obras sempre serão as mesmas, o que realmente muda é a sensação sentida por cada um, com sua leitura (ou releitura) em determinado momento.
Lembro-me com extremo carinho de um livro que fez parte de minha infância e que foi um presente de minha mãe. Era um livro mágico, com fadas, crianças, duendes, floresta encantada e muitas aventuras. Tenho essa edição até hoje, com suas páginas amareladas e envelhecidas. Soprinho, de Fernanda Lopes de Almeida foi um dos livros inesquecíveis que li quando criança.
Achava incrível ter um amigo de fumaça, transparente, invisível. Em vários momentos de medo ao levantar-me no meio da noite, seja para ir ao banheiro ou beber água, imaginava que Soprinho, meu amigo imaginário, estaria comigo cuidando-me. Reli esse livro no mínimo umas três vezes, tamanho o fascínio que sentia com sua leitura.
O bom de ler um livro é a ilusão visual que criamos, a imaginação do fato, a infiltração na história. Aguça nossa inteligência e nosso poder de argumentação de uma forma encantadora. A leitura nos transporta para mil experiências e faz aflorar outros dois mil tipos de sentimentos. É por isso que sou uma tia que, ao invés de dar brinquedos, dá livros de presente aos seus sobrinhos. Quero realçar neles todo o poder e a magia que a leitura me passou, ainda passa e que sempre me passará.


Andreia Flores

0 comentários: